dicas

Você é um perfeccionista do inglês?

 

O perfeccionismo, em inglês perfectionism, é a tendência em procurar, exageradamente, a perfeição, como explica o dicionário. Esse ‘exagero’ muitas vezes dificulta a nossa vida e, em particular, a nossa habilidade em aprender um novo idioma.

 

Conheço inúmeros ‘alunos perfeccionistas’, do tipo que não conseguem se arriscar a falar outra língua porque têm vergonha de errar, de cometer um deslize na pronúncia e, principalmente, de serem julgados pelos outros, em especial no ambiente corporativo. Ninguém gosta disso, correto?

Mas sabem o que eu costumo dizer a esses aprendizes? Que é possível cometer erros e ainda assim poder se expressar com relativo sucesso ao falar inglês!

O mais importante é tentar se comunicar e as estruturas virão ao longo do tempo, depois de vários erros e acertos. Não queira conversar como um nativo, pois nem mesmo eles se comunicam necessariamente de modo correto 100% do tempo, já que  nem sempre usam as regras gramaticais da forma “padronizada”, assim a  pronúncia e o emprego de vocabulário podem ser imprecisos.

Entenda que perfeccionismo não é bom para quem está aprendendo uma língua estrangeira. Se você se recusa a falar até conseguir fazê-lo com perfeição, arrisca gastar muito tempo e energia desnecessariamente. A relação custo x benefício pode se perder neste esforço. 

A fluência que muitos desejam é resultado de uma incansável prática diária dentro e fora da sala de aula. Você quer se sentir mais seguro e falar sem cometer tantos erros?  Algumas ações podem contribuir para otimizar seu aprendizado, melhorar a gramática e o vocabulário e levar você a dominar o idioma com total confiança. Mas, em caso de dúvidas, ask your teacher!

Sem companhia? Não tem problema. Você pode falar sozinho. É um ótimo exercício: explique para si mesmo como chegar até a sua casa, o que você vai usar para ir à reunião da semana, a letra de uma música ou faça um diário falado. Você pode se surpreender com a qualidade do seu inglês nesse momento.

O ‘filtro’ (ou seja, o excesso de autocrítica) se revela com muito mais força quando estamos com outra pessoa. No ambiente de trabalho, principalmente, se os participantes estiverem em posições hierárquicas diferentes. Com seu par: go ahead. Com seu chefe: it’s a no-no.

E, por fim, fuja da perfeição para se comunicar melhor em inglês. Tenha uma postura mais confiante diante do idioma. Quando você acredita em si mesmo, tudo pode acontecer. Isso vale para o inglês e para a vida.

Agende uma aula para avaliação!

Entre em contato conosco e agende uma aula para avaliação. Você poderá conhecer nossa metodologia e os materiais do curso.

AGENDAR AULA

Redes sociais

Contato

  • (11) 98187-5610
  • contato@thames.com.br