dicas

Como se sair bem numa entrevista em inglês?

  

Nervosismo, ansiedade, noite mal dormida, mãos trêmulas. Quem nunca sentiu esta mistura de sentimentos antes de uma entrevista de emprego? E se, ainda, for em inglês? Mesmo que você tenha estudado muito, se preparado, é inevitável que a insegurança possa te levar a erros básicos e colocar em risco sua sonhada vaga numa multinacional ou a chance de um trabalho fora do país.

 Encarar este processo de seleção pode ser um pouco mais tranquilo com treino e um comportamento confiante diante do entrevistador. É preciso ter domínio nas respostas, não só na fluência do idioma, mas no conteúdo técnico. Pense também na forma de se vestir. O primeiro olhar do entrevistador também é um ponto de avaliação. Gere empatia pelo seu conhecimento e postura. Confira agora as dicas que podem te ajudar a se sair bem nesta etapa importante da sua carreira: um novo emprego.

Antes da entrevista

1.      Informe-se sobre a empresa que está se candidatando à vaga. Conhecer detalhes como missão, valores, posição no mercado podem contribuir em respostas mais direcionadas no contexto da conversa. Confira o site em inglês da empresa, anote termos e expressões que a empresa utiliza.

2.     Domine os termos técnicos associados à sua área de trabalho. Um vocabulário de negócios abrangente pode ser essencial nas respostas e fluidez na conversa, além de demonstrar que você é capaz de usar o idioma no desempenho da função que pretende ocupar. Um exemplo simples, comum a todas as empresas: elas se referem aos seus resultados trimestrais como Q1, Q2, Q3 e Q4 (“Q” aqui significa quarter ).

3.      Se puder, contrate um professor de inglês para algumas aulas práticas focadas no assunto. Lembre-se, porém, que não há milagres: se você já tiver algum conhecimento do idioma, o educador vai conseguir “tirar” de você algumas coisas que já aprendeu, reciclá-las e utilizá-las a seu favor.

4.     Caso não seja possível, faça simulações da entrevista em inglês. Vale treinar com amigos, professor ou mesmo sozinho. Use os recursos do seu celular. Grave em áudio e vídeo as perguntas mais comuns nas entrevistas e suas respostas. Veja e preste atenção na sua pronúncia e conteúdo e o que pode melhorar. Faça uma lista de prováveis perguntas que podem surgir durante a entrevista, de preferência em inglês, e elabore respostas por escritopara cada uma. Em outras palavras, crie um script e tente absorver o máximo que puder dos conteúdos das respostas que você vai criar para cada questão. Caso você ainda tenha pouco domínio do idioma, não tente escrever/utilizar um texto muito elaborado. Mantenha um linguajar simples. Frases simples. Vocabulário simples.

5.     Tente manter a calma. Você se preparou para esta entrevista. Aplique tudo que aprendeu e tenha foco na melhor estratégia para se expressar com clareza e conquistar a vaga.

6.     Considere também sua postura diante do entrevistador e não apenas a linguagem. Você precisa ser convincente. Há vários vídeos que mostram a importância da atitude corporal, e eu deixo aqui uma dica de um TED bem ilustrativo, que pode ajudar bastante: https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare

Na entrevista

Para a conversa com o recrutador, atenção para essas dicas.

1.      Muitas questões são recorrentes em todas as entrevistas, independente do idioma. Por que se candidatou à vaga? Fale um pouco sobre você. Por que está procurando um novo emprego? Por que devemos contratá-lo? Quais suas pretensões salariais? Preparar as respostas previamente pode “quebrar” o nervosismo, neste primeiro contato, em uma língua que não é a sua. Mas evite respostas decoradas. Demonstram falta de conhecimento e habilidade. Pode parecer contraditório quando comparado com o que eu disse acima, mas se você tem conhecimento suficiente do idioma para usar suas próprias palavras, melhor ainda. O pior cenário é simplesmente não dizer coisa alguma. Mesmo que você use um script, seu esforço será notado.

2.     Responda com clareza e o suficiente para ser avaliado. Não exagere em expressões idiomáticas, que não domina e podem sugerir uma interpretação equivocada na sua resposta.

3.      Não tente falar rápido demais para que a entrevista acabe logo. É importante que o entrevistador compreenda suas respostas. Escolher bem as palavras e prestar atenção na pronúncia podem ser diferenciais.

4.     Se não entender a pergunta, peça para o entrevistador repetir. É melhor do que você responder errado e demonstrar sua falta de conhecimento do inglês.

5.     Nunca pergunte como você se saiu. Pode criar um clima desconfortável, além de ser indelicado.

6.     Despeça-se e agradeça a oportunidade. Mesmo que não seja aprovado, deve deixar uma boa impressão.  Outras chances podem surgir no futuro.

Agende uma aula para avaliação!

Entre em contato conosco e agende uma aula para avaliação. Você poderá conhecer nossa metodologia e os materiais do curso.

AGENDAR AULA

Redes sociais

Contato

  • (11) 98187-5610
  • contato@thames.com.br